Financier Corretora de Seguros

Seguro empresarial: o que é e quais as coberturas disponíveis?

Confira detalhes sobre o seguro que protege seu patrimônio e os seus negócios

O seguro empresarial é a garantia de que o empresário não será pego desprevenido em caso de imprevistos que aconteçam relacionados à empresa. Ele abrange não só os bens, como os funcionários e outros fatores, dependendo da modalidade contratada. Desse modo, o dono da empresa será resguardado financeiramente e não precisará arcar com grandes despesas caso algo aconteça.

A seguir, falaremos sobre os tipos de seguro empresarial, coberturas, benefícios e outros pontos importantes para tirar todas as dúvidas que, normalmente, antecedem a contratação.

O que é o seguro empresarial?

O seguro empresarial tem como principal objetivo fornecer uma indenização ao segurado em caso de danos ocorridos com seu patrimônio – neste caso, seu negócio. É uma forma de proteger as operações de uma empresa, por meio da contratação de uma cobertura que esteja de acordo com todas as suas necessidades.

Dependendo da área de atuação da empresa, o seguro empresarial pode ser obrigatório.

Por que contratar um seguro empresarial?

Certamente, o investimento para abrir uma empresa não é nada baixo. O empresário tem que cuidar da infraestrutura, contratação de funcionários, marketing, registro de marca… Em suma, há muita burocracia e gastos envolvidos. Desse modo, contratar um seguro empresarial é garantir que tudo isso não vá por água abaixo caso algum imprevisto aconteça.

Se a seguradora for acionada, pode ter certeza que ela fará de tudo para cobrir os prejuízos e manter a empresa em funcionamento.

Coberturas disponíveis

Existem diversas coberturas disponíveis no seguro empresarial, permitindo que o empresário personalize de acordo com suas necessidades. Geralmente, elas abrangem desde os empregados até os bens físicos da empresa.

Sendo assim, quando ocorre algum dano físico à companhia, como incêndio, roubos e furtos, danos elétricos e mecânicos e desastres naturais, por exemplo, o seguro cobre todos esses prejuízos.

Além dos danos físicos, existem outros tipos de cobertura, como os planos de saúde em conjunto, seguro frota e seguro de responsabilidade civil, que permitem que o negócio se mantenha protegido e funcione sem impedimentos.

Seguro de vida empresarial

Fornece uma indenização ao segurado ou aos seus beneficiários, em caso de morte ou invalidez. Se não houver beneficiários, são os dependentes legais que recebem este valor.

Seguro saúde empresarial

Auxilia o funcionário com as despesas médicas referentes aos atendimentos, exames e procedimentos realizados na rede privada, podendo se estender também aos cuidados odontológicos.

Seguro de Responsabilidade Civil (E&O)

Também conhecido como E&O, o seguro protege a reputação da empresa e de seus funcionários por falhas cometidas no exercício de suas atividades. Essas falhas podem ocorrer por imprudência, negligência ou outras motivações.

Responsabilidade Civil de Executivos (D&O)

Proteção destinada aos gestores e altos executivos contra processos judiciais em decorrência de ações ou decisões tomadas de forma involuntária em seu exercício profissional. Assegura o pagamento de indenizações ou reembolsos – como custos de defesa em ações judiciais, prejuízos materiais, danos morais e restituição de imagem.

Seguro para eventos

Promove tranquilidade em ações corporativas, protegendo não só os convidados, como a equipe do evento.

As coberturas englobam desde danos a equipamentos e cancelamento do evento em função de fenômenos climáticos até explosões e incêndios, evitando prejuízos financeiros e protegendo a imagem da companhia.

Seguro para equipamentos

Proteção para os mais variados tipos de equipamentos da empresa, como computadores, câmeras fotográficas, instrumentos odontológicos, entre outros.

As coberturas englobam desde furtos e roubos até danos elétricos, garantindo que o desempenho da empresa não seja afetado em caso de imprevistos.

Seguro frota

Ideal para as companhias que possuem mais de quatro veículos, protegendo-os de acidentes, roubos, enchentes, incêndios ou danos a terceiros.

Com ele, a empresa recebe a assistência adequada, evitando prejuízos, possíveis ações judiciais, além de proteger os colaboradores responsáveis pela condução dos veículos.



Transporte de cargas

Garante a proteção da empresa em virtude de danos que venham a ocorrer com seu carregamento durante viagens terrestres, aéreas ou marítimas, nacionais ou internacionais, para importação ou exportação.



Risco de Engenharia

Garante proteção e segurança contra danos que aconteçam durante a execução de todos os tipos de obra civil. Compreende prejuízos causados a terceiros, incêndios, explosões, além de roubo e furto qualificado de equipamentos.



Garantia Judicial

Modalidade de seguro que surgiu como alternativa ao depósito judicial e à penhora de bens nos processos da esfera judicial. Pode ser utilizado nas ações cíveis e trabalhistas em geral, nas Execuções Fiscais da União, Estados e/ou municípios e em ações correlatas a débitos tributários.

Em resumo, o seguro empresarial é uma excelente alternativa para proteger o seu patrimônio e as suas operações. Com a contratação das coberturas adequadas, você e seus funcionários podem trabalhar com a tranquilidade de que não serão prejudicados em situações inesperadas.

Está esperando o que para contratar um seguro para o seu negócio? Fale com a Financier!

Saiba mais

Contate um de nossos especialistas

Monte um seguro feito especialmente para você!