Financier Corretora de Seguros

Seguro de vida: o que é e como funciona?

Saiba detalhes sobre o seguro de vida e descubra qual é o ideal para você

A maior certeza que temos em nossa vida é: imprevistos acontecem. E é fundamental que estejamos preparados para lidar com essas adversidades, além de proteger nossos entes queridos. É para isso que serve o seguro de vida.

Em poucas palavras, um seguro de vida fornece uma indenização ao segurado ou aos seus beneficiários, em caso de morte ou invalidez. Isso dependerá da cobertura escolhida.

Para entender como funciona o seguro de vida, conhecer seus benefícios e as opções disponíveis, continue a leitura.

O que é o seguro de vida?

Um seguro de vida é basicamente um contrato feito entre o titular e a seguradora, garantindo que sua família e seus dependentes – os beneficiários – fiquem protegidos financeiramente caso aconteça algum dos eventos previstos na apólice.

Em caso de morte do titular, os beneficiários escolhidos no momento da contratação recebem uma indenização. Se não houver beneficiários, são os dependentes legais que recebem este valor.

Para garantir a vigência do seguro, o segurado paga um valor mensal, semestral ou de uma só vez, dependendo da modalidade de pagamento escolhida.

Antes da contratação de qualquer seguro, é fundamental realizar uma leitura detalhada da apólice, que nada mais é do que o documento legal contendo os direitos e deveres do segurado e da seguradora. Se você tiver dificuldades, não tem problema! Um corretor pode te ajudar nisso.

O importante é se informar sobre o funcionamento completo do serviço e entender com clareza as coberturas que ele oferece antes de assinar o contrato.

Quais garantias um seguro de vida pode oferecer?

As garantias, ou coberturas, variam de acordo com as opções de seguro oferecidas pela seguradora. Porém, de modo geral, os seguros oferecem, obrigatoriamente, a cobertura por morte.

As demais proteções normalmente incluem:

  • morte acidental;
  • invalidez permanente total ou parcial, por acidente ou doença;
  • despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
  • diárias por incapacidade temporária;
  • diárias por internação hospitalar;
  • diagnóstico de doenças graves.


Tipos de seguro

Existem diversos tipos de seguro, cada um com coberturas e características específicas. O ideal é analisar as opções com calma para encontrar o mais adequado para você.

Individual

É a cobertura mais tradicional. Caso o titular venha a falecer ou sofra algum tipo de invalidez, seus beneficiários recebem uma indenização.

Familiar

É quando a proteção também é aplicada aos familiares. Desse modo, se algo acontecer com eles, o seguro é acionado.

Resgatável

Seguros resgatáveis são aqueles em que você pode retirar parte do valor que foi pago à seguradora.

É bem similar ao seguro tradicional. No entanto, no momento da contratação, o titular escolhe um prazo para pagar pelo valor total do seguro. Quando esse prazo terminar, ele tem a possibilidade de resgatar um valor.

Em grupo

Normalmente é contratado por empresas, entrando na lista de benefícios aos seus colaboradores.

Temporário

É similar ao tradicional, porém com prazo de validade determinado e não é resgatável.

É indicado para jovens que ainda não acumulam bens e estão no processo de construção de seu patrimônio. Além disso, por cobrir um prazo menor, é mais barato do que um seguro vitalício.

Acidentes pessoais

Geralmente oferece cobertura para invalidez temporária e morte acidental. No entanto, o capital segurado pode ser mais baixo, assim como o valor do prêmio.

É recomendado para profissionais autônomos, já que, caso sofram invalidez, perderão sua fonte de renda.

O seguro de vida tem como principal função estar ao seu lado no caso de imprevistos. E é por isso que oferece tantas opções de cobertura, para que você não se sinta desamparado em momentos difíceis. Procure uma seguradora especializada na hora de contratar o seu. Afinal, ela vai te ajudar a entender todos os pontos do contrato e escolher o plano mais adequado. Caso precise de nossa ajuda, estamos à disposição! 😉

Veja mais

Contate um de nossos especialistas

Monte um seguro feito especialmente para você!